Estratégias de Marketing Turístico

Esse é o mapa mental do marketing de produtos turísticos.

E esse mapa está dividido em duas áreas: têm as estratégias marketing ao trade - que você vê no mapa a direita, em verde. E tem as estratégias de marketing ao turista, o consumidor final.

O marketing ao trade em geral é essencial para os produtos novos enquanto

se você já tem um produto estabelecido, você pode fazer diretamente o marketing

para o turista, o consumidor final porque, isso em geral, o produto que você tem… ele tem que estar na prateleira para o consumidor final comprar. O trade é a prateleira, são os vendedores, os influencers, as instituições. São eles que vão indicar ou vender o seu produto enquanto o marketing ao turista, no mapa do lado esquerdo, é ótimo para produtos já estabelecidos, ou seja, se você já tem uma casa noturna voltada para o carioca, já é famosa, já é indicada, já está sendo recomendada e você quer dar um gás nas suas vendas, aí sim você foca nos turistas. Porque você já tem isso daqui estabelecido. Já tem agências, hotéis, concierges, guias… já está presente nos quiosques informação e assim vai.

Se você já tem isso que acabei de falar aí você pode focar mais no turista. Porque essa parte do mapa são eles, que são canal de distribuição.



Porque recomendo fazer um marketing ao trade primeiro para o produto antes de fazer um marketing ao turista, ao turismo?

Você pode sim criar um site e já ter o botão de compra para você reservar né, bookar os seus clientes e sim fazer, por exemplo, campanhas no Facebook, no Insta, no Google, no Youtube. Ou talvez você vai sair numa matéria no jornal, na televisão, num show, talvez você já tenha alguma forma de venda, você já tem alguma forma de trazer cliente para o seu site o seu ponto de venda.

Se você tiver, por exemplo, se você é um museu, você tem um guichê que é seu ponto de venda. Você pode também ter o site, se tem jeito de trazer pessoas para lá, ótimo! Mas só que de todo jeito o turista, especialmente, hoje em dia com a internet faz muita pesquisa antes de consumir qualquer coisa. Então, mesmo antes dele entrar no seu museu ou comprar uma aula de capoeira ou o que for que você tem, ele vai fazer pesquisa online para ver as resenhas, como que você tá mencionado, qual que é a sua reputação online.


E por isso que a sua presença, a sua reputação online tem que estar tinindo. Ela tem que estar 100% né. Se ela tiver 50% ou se ela não existir, o turista, ele vai pensar duas vezes antes de entrar no seu museu, no seu produto ou o que for. Então, por isso, que é interessante fazer essa divulgação nos itens acima.


Especialmente com esses dois canais: que são os influencers, que vão divulgar você, e as instituições, que vão dar também um respaldo se você estiver presente na página, no site da sua secretaria de turismo, o site oficial da sua cidade ou destino da região. Isso já ajuda bastante.


Se você for recomendado por alguns guias turísticos tipo o Lonely Planet, Michelin ou Quatro Rodas, o que for, isso ajuda bastante. Ter blogueiros ou influencers recomendando ajuda bastante. Aí sim o turista vai sentir mais confiança e sim fazer reserva no seu site ou comprar o ingresso no seu guichê…


Por isso que é esse é um segundo passo para um novo produto. depois que você fez essa parte, o Trade, você vai focar então agora no turista. Então, como que vai ser a sua vida durante esse ano?

Esses seis meses a um ano para você desenvolver e fazer um marketing no seu produto. Vai ficar um tempo no laboratório desenvolvendo produto. Laboratório não é necessariamente em casa, porque você tem que ir para rua.


Talvez o seu passeio inclua uma parada em algum lugar você tem que ir lá ver se tem lugar para estacionar, se tem algum dia que o estacionamento fica cheio, qual que é o estacionamento alternativo, isso daí é tudo feito in loco e não no home office, do escritório né, do laboratório.


Bom então você vai ficar um tempo fazendo isso aí, desenvolvendo esse produto. Depois vai ficar um tempo batendo perna e encontrando com todo mundo para se apresentar: eu sou uma pessoa confiável e o meu produto também é confiável, ele é assim assado, Venha conhecer, venha! Aqui está o material para você poder vender, vamos ver se você sabe vender ele direito e depois você faz um reforço fazendo esses anúncios para a pessoa lembrar de você repetidamente. Essa galera aqui (influencers) lembrar de você continuamente. Depois disso é que você vai correr atrás do turista, fazer um marketing ao consumidor final e ainda mais porque eles gostam de sentir confiança, que você sim, é recomendado por essa galera e por eles (influencers, bloggers, etc) e por eles aqui também (guias de turismo, agências, etc).